Curso de Aperfeiçoamento de Escalda em Rocha (Nível 2)
Propósito e Objectivos do Curso
Seguindo as linhas orientadoras para os Clubes emitidas pela FPME, o Curso de Aperfeiçoamento de Escalada em Rocha (nível 2) tem como objectivo principal: dotar os participantes de conhecimentos para escalar em autonomia como primeiro de cordada em vias equipadas ou desequipadas com um ou mais largos, utilizando com segurança as técnicas de progressão.
Destinatários e pré-requisitos
O Curso de Aperfeiçoamento de Escalada em Rocha destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos e práticas avançadas de forma a escalarem vias de um ou mais largos, equipadas ou não. Como tal deverão possuir os seguintes pré-requisitos:
- Ter 18 ou mais anos de idade;
- Escalar como primeiro de cordada, de forma autónoma e segura, vias equipadas de pelo menos grau 6a;
- Ter participando num curso de Iniciação à Escalada em Rocha, ou que prestem provas equivalentes de admissão.
Carga horária
O Curso de Aperfeiçoamento de Escalada em Rocha tem uma carga horária de 64 horas, incluíndo sessões teóricas e 7 dias de prática.
Programação e Calendarização
De forma a evitar eventuais dificuldades horárias e monetárias, a AMEA decidiu proporcionar a frequência do Curso de Aperfeiçoamento de Escalada em Rocha em sistema de módulos. Como tal, serão criados 3 Módulos temáticos, mais um dia exclusivo de prática de conhecimentos adquiridos, de forma a englobar todos os conteúdos programáticos e carga horária para satisfazer os propósitos do Curso de Aperfeiçoamento.
Os Módulos terão uma carga horária de 20 horas cada um (uma aula teórica em horário pós-laboral e um fim-de-semana em horário diurno), segundo as seguintes temáticas:
- Módulo de Escalada de Vários Largos (em vias equipadas);
- Módulo de Escalada Clássica (vias semi-equipadas e desequipadas);
- Módulo de manobras básicas de Auto-Resgate e Escalada Artificial;
- Um dia de prática numa zona de Escalada com vias equipadas, semi-equipadas e desequipadas.
Avaliação e certificação
Para a aprovação no Curso de Aperfeiçoamento os formandos deverão ter frequentado a totalidade dos módulos de formação, assim como, o dia de prática em Zona de Escalada. Devem assistir a pelo menos 85% das aulas; demonstrar interesse pelas matérias apresentadas; escalar vias de vários largos (equipadas e semi-equipadas); serem capazes de realizar manobras básicas de auto-resgate em parede e escalada em artificial.
A entidade responsável pela formação apenas emite o diploma de participação aos formados que forem aprovados na totalidade dos módulos. Este explicitará na frente os objectivos do Curso, sendo claro que não atribui competência técnico-pedagógica que permite ao formando enquadrar ou ensinar no domínio da escalada. No verso indicará os conteúdos da totalidade do Curso.
Será em cada um dos Módulos emitido um certificado de presença nos mesmos moldes que o diploma.